FIM DO SÃO JOÃO RAIZ!

Não é novidade para ninguém que o São João (entenda o significado da festa)  está perdendo suas origens, e com isso, a festa que era marcada por xote, forró, baião e outros ritmos da cultura nordestina acaba sendo “escanteada” e tendo seus lugares tomados pelo sertanejo universitário e o famoso forró estilizado.

Recentemente um fato que chamou a atenção de muita gente foi a briga entre Elba RamalhoAlcymar Monteiro e Marília Mendonça, o motivo de todo falatório foi a “invasão” do sertanejo no cenário nordestino. Em uma gravação de áudio, o forrozeiro disse que a música cantada por Marília era música para cachaceiro […] “Esse brega horroroso que você canta é coisa para cachaceiro, para pessoa sem amor, sem carinho, sem identidade.”

Mas será mesmo que a culpa disso tudo são dos artistas? ou a culpa são dos organizadores de eventos, tanto privados quanto públicos, que por sua vez, são os responsáveis por trazer ritmos de outros estados e esquecem as raízes daqui. A cobrança maior deve partir do povo para os gestores culturais das cidades/municípios e até mesmo do povo para o povo, onde muitas vezes não valorizam artistas locais que merece o mesmo reconhecimento que os de fora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.