ARRIBA! DO SALÃO À BERLINDA

O ritmo rico e diversificado tendo mais força nos países da América do Sul, Central e alguns países (México, Portugal, Espanha e Itália.) Sua origem vem de uma trajetória Europeia migrando para África, progredindo de geração em geração, um híbrido de ritmos e danças. No quadro de musicas latinas existem o merengue, cumbia, salsa, tango, rumba, mambo, chá-chá-chá, reggaeton, nosso samba e tantos outros. As musicas latinas estão sempre ganhando novas roupagens, novas formas, – é uma corrente vigorosa que apesar da origem, não tem fronteiras.

 Cena do clipe de “Despacito”, de Luis Fonsi com Daddy Yankee

Um sucesso latino-americano conhecido nas rádios em todo o país é o Despacito de Luis Fonsi ft. Daddy Yankee, esta ganhou versões brasileiras, mas não é o primeiro sucesso que está rodando o país outros brasileiros já adotaram a contagiante influência vizinha, reggateon, como Simone & Samaria na musica Loka ft. Anitta, os baianos Lucas e Orelha, Tati Zaqui, Nego do Borel, Luan Santana e outros. Há outro nome que apesar de ser da colômbia é um sucesso no Brasil, Maluma.

É fato que os ritmos latinos tem tomado proporções inimagináveis, e quando comento sobre esta variedade incluo todos os países da américa latina. Nesta mistura, movimentos como a Cumbia, ritmo caloroso típico da Colombia e alegre que visita os bares e praças de Olinda e Recife(PE), traz além do peso cultural, suas riqueza e influência contemporânea. Temos um bom exemplo em terras pernambucanas, com mistura de rumbas, guarachas, merengues, carimbós, salsas e cumbias esta banda formada em Olinda, Academia da Berlinda é o destaque que está se tornando popular em todo o território brasileiro. A musica deste grupo alegre e poético nos deixa inebriados com a cultura latino-americana.

Vamos a la playa  
Hoje tá fazendo um belo dia 
Quero encontrar o meu amor 
Vou chamá-la para ir à praia 
Tomar uma breja no calor  
Cumbia da Praia – Academia da Berlinda 

Esta banda carrega identidade numa mala com prêmios, matérias e musica boa. São 12 anos de trajetória com três álbuns gravados:  ACADEMIA DA BERLINDA (2007),  Olindance (2011) e Nada Sem Ela (2016).  O download gratuito de cada álbum está disponível no site.

Berlinda é a banda que tem o poder de levantar o astral ou acompanhar a tristeza alheia de forma humorada, é um show de mensagens do cotidiano, do amor e da boêmia. É energia para todos os momentos e como diz a expressão Olindense: – Som gostoso da mísera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.